A Instituição

Mecanismos de Nivelamento

Mecanismos de Nivelamento

MECANISMO DE NIVELAMENTO

Projeto Português

Mudanças, transformações e alterações acontecem o tempo todo, seja na perspectiva material quanto ideológica. Ainda que o mundo e as pessoas vivam em constante movimento e mudanças, sempre haverá contradições, conciliações, concórdias e discórdias. Sabemos que divergências existem desde os primórdios, mas é na Antiguidade Clássica que teremos uma maior preocupação na lida com as palavras enquanto ferramenta a favor da razão. A atitude retórica surge com o papel de convencer e persuadir por meio das palavras. Nesse âmbito surge então os profissionais do Direito e da Administração, com a missão de planejar, controlar, defender, acusar utilizando-se da linguagem.

Entendendo que a necessidade dos profissionais do Direito e da Administração é utilizar uma linguagem clara, inteligível e convincente, a FASC ciente de sua missão na formação dos profissionais, se faz presente nesta questão, oferecendo aos alunos um maior aproveitamento dessa ferramenta tão eficaz que é a linguagem, com aulas extra curriculares de português, pautadas no seguinte plano de curso:

Disciplina: Português

Carga horária: 36h/a

Ementa: Noções de texto, leitura, interpretação e compreensão. A estrutura da frase. Concordância e pontuação. Ortografia e acordos ortográficos. Coesão e coerência. Produção textual.

Objetivos: Revisar e discutir métodos e tópicos gramaticais para compor um texto escrito claro e objetivo, aperfeiçoando a habilidade de análise e produção textual que enfatize a argumentação é a principal meta do curso. Para tanto o aluno deverá ser capaz de produzir textos coerentes e coesos, articulando idéias utilizando-se de recursos argumentativos.

Conteúdo Programático

1.1  Comunicação

1.2  Níveis de leitura

1.3  Informações explícitas e implícitas no texto

1.4  Coesão e coerência textual

1.5  Leitura, compreensão e interpretação de texto

1.6  Argumentação

         2.1 Frase, oração, período

         2.2 Pontuação

         2.3 Concordância

         2.4 Colocação pronominal

         2.5 Ortografia e acordos ortográficos

 

Metodologia: Aulas expositivas, leitura de textos teóricos e textos de apoio, discussão participada, análise e produção de textos.

Referências:

Básicas

BECHARA, Evanildo. A moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,2009.

MORENO, Claudio; Martins, Túlio. Português para convencer: comunicação e persuasão em Direito. São Paulo: Ática, 2006.

SAVIOLI, P; FIORIN, L.T. Para entender o texto. São Paulo: Ática, 2000.

Complementares

BECHARA, Evanildo. O que muda com o novo acordo ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

ILARI, Rodolfo. Introdução à semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2002.

SILVA, Maurício. O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa: o que muda, o que não muda. 1ª Ed. São Paulo: Contexto, 2009.

 

 

Professora Responsavel:  Msc.Carolina Monteiro de Barros Piran

Acesso rápido

FIES

Programa de Financiamento Estudantil

Bolsa Rotativa

Bolsa Rotativa

Ouvidoria

Ouvidoria

Fale Conosco

Ensino Superior Oapec Praça Dr. Pedro César Sampaio, nº 31 Centro - Santa Cruz do Rio Pardo-SP Cep 18900-000 14 3372.8026