Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A missão da REJU consiste em ampliar o conhecimento da comunidade acadêmica, divulgando pesquisas, resenhas e ensaios de profissionais das áreas do Direito e afins, que contribuam com desenvolvimento científico.


O intento se baseia na publicação de artigos que promovam a reflexão e a construção de saberes voltados para as práticas sociais, bem como a interação da Academia com a realidade social local. Pretende-se apresentar aos leitores assuntos que envolvem não somente a Ciência Social do Direito, mas as diversas áreas das demais ciências sociais, pautando-se na interdisciplinaridade necessária ao resgate do pensamento científico contemporâneo.

É público alvo da REJU os docentes e discentes pesquisadores da área jurídica e áreas afins, que atuem na esfera nacional ou internacional.

Esclarece-se aos acadêmicos que somente serão aceitas submissões de artigos científicos, resenhas ou ensaios inéditos para publicação, desde que criadas pelo público alvo, e que atendam as normas de publicação.

Há um Conselho Editorial para a tomada de decisões, ficando a cargo da Editoria deliberar sobre a aceitação de trabalhos fora dos padrões e normas de publicação. Levar-se-á em conta a pertinência do tema e o peso da contribuição à pesquisa jurídica.

Além do português, documentos escritos em inglês, espanhol, francês e italiano também poderão eventualmente ser aceitos.

 

Políticas de Seção

Artigos

Compreende artigos científicos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos livres

Artigos fora da temática do dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê temático: 30 anos da Constituição Cidadã

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os documentos submetidos à publicação serão examinados pelo Conselho Editorial, de acordo com a pertinência do tema, a relevância científica, a problemática apontada, o rigor metodológico quanto ao conteúdo e à forma exigidos para trabalhos científicos (normas da ABNT), bem como os demais critérios previstos nas ‘Diretrizes para Autores’.

Após a obtenção de parecer favorável do Conselho, os trabalhos serão avaliados sem a identificação da autoria, por dois membros do Conselho Editorial, os quais terão o prazo de 15 dias para aprová-los ou não, contados da data de recebimento. Se necessário, será nomeado parecerista ‘ad hoc’ para auxiliar na avaliação. Os editores eventualmente poderão devolver os textos aos autores, para adequações, correções e ajustes.

 

Periodicidade

Publicação semestral vinculada aos docentes e discentes da FASC/OAPEC

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.