A Ordem dos Advogados do Brasil e a participação dos advogados na sociedade brasileira

Samara Tavares Agapto das Neves

Resumo


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma importante instituição e tem uma atuação dupla, pois ora atua como entidade corporativa na organização da classe dos advogados, ora opera em sua função institucional, haja vista sua atuação política e social no país. O reconhecimento da advocacia como classe foi o primeiro passo para a criação da OAB, mas devido a função institucional e sua atuante participação nos momentos históricos do país restou evidente que a instituição foi e é essencial na defesa do Estado de Direito.

Texto completo:

PDF

Referências


AMBROSINI, Diego Rafael; SALINAS, Natasha Schmitt Caccia. Memórias do IASP e da Advocacia – de 1874 aos nossos dias. Campinas: Millennium Editora, 2006.

BONELLI, Maria da Glória; OLIVEIRA, Fabiana Luci de; MARTINS, Rennê. Profissões jurídicas: identidades e imagem pública. São Carlos: EDUFSCAR, 2006.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 35ª ed. Atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2005

______. Decreto nº 19.408, de 18 de novembro de 1930. Dispõe sobre a criação da Ordem dos Advogados do Brasil.

______. Decreto nº 200, de 25 de fevereiro de 1967. Dispõe sobre a Organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras Providências.

______. Decreto nº 93.617, de 21 de novembro de 1986. Exime de supervisão ministerial as entidades incumbidas da fiscalização do exercício de profissões liberais

______. Lei n° 8.906, de 04 de julho de 1994. Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

DINIZ, Carlos Roberto Faleiros. A subseção da OAB e a advocacia. 2ª ed. Ribeirão Preto: Nacional de Direito Livraria Editora, 2006.

MAMEDE, Gladston. A advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (SECCIONAL SÃO PAULO). OAB/SP 70 anos de história. São Paulo: OAB, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Samara Tavares Agapto das Neves